Parque Estadual Serra do Brigadeiro

O Parque é uma das mais importantes reservas naturais de Minas Gerais, ocupando o extremo norte da Serra da Mantiqueira, entre os vales do Carangola, Glória e Rio Doce.

A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do Rio Doce e a do Paraíba do Sul.

Caracterizado pela Floresta Atlântica de Encosta e por Campos de Altitude, o Parque possui importância vital na preservação destes dois biomas. A Serra é considerada um paraíso botânico, por abrigar espécies raras e ainda não catalogadas pela ciência. No Parque existe uma neblina, que
se mantém quase o ano todo encobrindo as serras e picos. Os primeiros habitantes na Zona da Mata, onde se localiza o parque, foram os índios puris, coroados e coropós. Conhecida por diversos nomes ao longo do tempo, a serra do Brigadeiro era conhecida originalmente como serra dos

Arrepiados, referindo-se, segundo versões diferentes, aos cabelos amarrados em forma de coque dos índios puris, ou ao frio das terras altas, que arrepiava a pele daqueles que por lá passavam.

Horário de Funcionamento
Aberto para visitação de terça-feira a domingo no horário 8h às 17h.

Contatos e Endereço
E-mail: pebrigadeiro@meioambiente.mg.gov.br
Fone: (32) 3721-7491
Estrada Araponga, Fervedouro MG 482 km 15, Zona Rural, Araponga, Minas Gerais, CEP: 36594-000.

Ingressos e Tarifas
Entrada gratuita.

Atrativos e Atividades
O parque possui diversos atrativos e trilhas:
Ermida Antônio Martins (20m): Situada a 700 m de distância da sede do Parque, a capela foi construída em 1908 e estálocalizada a 1.324 m de altitude. O trajeto até lá pode ser feito a pé ou de veículo.
Grau de dificuldade: baixo.

Pico do Grama (1h20): Possui 1.561 m de altitude e está a 500m de distância da sede. De lá, a vista abrange a sede administrativa do parque, alguns municípios do entorno e os Picos do Boné e do Soares, além do Parque Nacional do Caparaó. É possível chegar ao cume percorrendo uma trilha
de 800 m. Grau de dificuldade: médio Trilha autoguiada. Trilha do Encontro (30m): Possui 400 m de extensão e está a 100m de distância da sede. Caminhada na mata atlântica através de uma experiência de vivência corporal e de privação dos sentidos onde são explorados diversos tipos de
interações, sensações, aromas e experiências.
Grau de dificuldade: baixo.

Trilha da Lajinha (50m): Possui 500 m de extensão e está a 100 m de distância da sede. Durante a caminhada, pode-se observar a biodiversidade da mata Atlântica. No final do percurso há um jardim de bromélias em uma laje de pedra.
No período chuvoso, alguns trechos ficam muito escorregadios, por isso, necessitam de maior atenção durante a caminhada.
Grau de dificuldade: baixo.

Trilha do Muriqui (50m): Possui 1,1 km de extensão e fica a 100 m de distância da sede. A trilha pode ser percorrida com propósito educativo, pois tem como tema a biodiversidade da mata Atlântica, com destaque para as plantas medicinais e outras espécies da flora e da fauna. Nesse passeio, o
visitante poderá ver o muriqui.
Grau de dificuldade: baixo.
Trilha autoguiada

Trilha da Pedra do Pato (3h20): A trilha até a atração possui 4, 3 km de extensão. Destes, 1,3 km entre a sede e o início da trilha pode ser feito de carro, e o restante apenas a pé.
Parte da área percorrida encontra-se em processo de regeneração. A trilha é bastante íngreme, com trechos escorregadios. No final do percurso, há piscinas naturais e é possível contemplar também a Pedra do Pato, um dos pontos mais altos do parque, com 1.908 m de altitude.
Grau de dificuldade: alto.

Orientações
Não há serviços de hospedagem e alimentação.
No Parque Estadual da Serra do Brigadeiro não há telefone público. Porém, a 800 metros do centro de visitantes (Ermida Antônio Martins) pode-se ter acesso à telefonia móvel (Vivo e Claro). Em alguns pontos também é possível ter acesso à internet.
Porém, recomendamos desconectar-se do ambiente virtual e conectar-se com a natureza.

Mídias Sociais
facebook: parquedobrigadeirooficial
instagram: @pebrigadeirooficial

Informações e Reservas: (31) 98459-9704 (Whatsapp) | Ligue: (31) 99939-7751